Zumbi dos Palmares e o Dia da Consciência Negra

Olá, todo mundo! Como vão? Espero que bem!

Hoje vamos discutir sobre um assunto muito importante no Brasil! Para começar gostaria de fazer uma pergunta: Vocês conhecem Zumbi dos Palmares? Se não, venham comigo!

Zumbi dos Palmares é considerado um herói brasileiro e é lembrado até hoje! Suas realizações foram tão importantes para o país que muitos bairros e ruas levam o seu nome, pois guardamos sempre na memória as suas conquistas! Portanto, vamos começar com uma rápida apresentação do nosso herói. Verifiquem abaixo:

Fonte da imagem: https://www.terra.com.br/noticias/brasil/conheca-zumbi-dos-palmares-e-entenda-a-consciencia-negra,d4f79422e99c9410VgnVCM5000009ccceb0aRCRD.html

Para não deixar dúvidas, deixo aqui uma pequena explicação sobre o que seriam os quilombos:

Fonte: https://www.todamateria.com.br/quilombos/
Fonte: https://www.estudopratico.com.br/historia-do-quilombo-dos-palmares/

No Brasil, nós amamos música, dança e todo tipo de arte! Além disso, adoramos homenagear as pessoas que foram importantes para a nossa nação, e com Zumbi não seria diferente! Abaixo deixo um fragmento de uma canção que celebra o nosso grande herói! A canção é interpretada pelo famoso cantor Jorge Ben Jor! 

Aqui vocês podem escutar a canção completa:

Zumbi dos Palmares faleceu no dia 20 de novembro de 1695. Atualmente, no Brasil, o Dia da Consciência Negra é comemorado no dia 20 de novembro em homenagem ao herói do Quilombo dos Palmares! A data é, inclusive, feriado em alguns estados e cidades.

Além das questões que envolvem Zumbi e o Quilombo dos Palmares, o Dia da Consciência Negra é uma data muito valiosa  pois nos apresenta questões importantes, como o racismo e a desigualdade da sociedade brasileira. É uma data que reforça a necessidade de se construir uma sociedade mais justa e sem preconceitos. Portanto, um dia tão importante deve ser comemorado! 

Para celebrar este dia os brasileiros costumam fazer festividades com música, dança, gastronomia e etc.

Fonte da imagem: https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2018-11/no-rio-dia-da-consciencia-negra-e-comemorado-com-homenagem-zumbi

Espero que tenham gostado de ter conhecido um dos grandes heróis brasileiros! Até a próxima!

Laisser un commentaire

Concevoir un site comme celui-ci avec WordPress.com
Commencer